sexta-feira, 29 de abril de 2011
terça-feira, 26 de abril de 2011
O esgrima é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam.
Na minha opinião acho este desporto é interessante uma vez que é um desporto que nos ajuda a ter movimentos mais rápidos e precisos.
Um dia gostava de poder praticar este desporto, e também poder entrar em competições.
Jéssica Sousa
Ping Pong
Espero que tenham ficado a saber mais há cerca deste desporto.
Dislexia
- A dislexia é uma das mais comuns deficiências de aprendizado. Segundo pesquisas realizadas, 20% de todas as crianças sofrem de dislexia – o que causa com que elas tenham grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e soletrar.
- É um disturbio que faz com que a pessoa não preste atenção. A pessoa desinteresada, e acaba não acompanhando os outros. Mas isso não significa que a pessoa seja burra ou preguisosa.
Curiosidade:
- Isto não quer dizer que crianças disléxicas são menos inteligentes; aliás, muitas delas apresentam um grau de inteligência normal ou até superior ao da maioria da população.
Nunca se sabe, se entre nós ha alguém com este problema ...
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Avenged Sevenfold apresentam novo album em Portugal
Os norte-americanos Avenged Sevenfold actuam ao vivo em Portugal dia 23 de Junho, no Campo Pequeno, em apresentação do último álbum, Nightmare (2010). O concerto marca a estreia da banda em Portugal num concerto em nome próprio.
Considerados uma das mais promissoras bandas de metal do início do século XXI, os Avenged Sevenfold são neste momento uma enorme certeza. Com 5 álbuns de originais editados até à data.
O mais recente longa-duração, Nightmare, entrou directamente para o primeiro lugar do top de vendas nos Estados Unidos, pela primeira vez na história da banda, confirmando os Avenged Sevenfold como uma das mais importantes bandas de metal da actualidade.
Até à próxima
sexta-feira, 15 de abril de 2011
- Os Dinossauros constituem uma superordem de membros de um grupo de arcossauros referente ao final do período Triássico ( cerca de 225 milhões de anos atrás ) e dominante da fauna terrestre durante boa parte da era Mesozóica, do início do Jurássico até o final do período Cretácico ( cerca de 65 milhões de anos ), quando da extinção de quase todas as linhagens, à exceção das aves – entendido por muitos cientistas como os únicos representantes actuais. Distinto de outros arcossauros por um conjunto de características anatômicas, entre as quais se destacam a posição dos membros em relação ao corpo – projetados diretamente para baixo – e o acetábulo (encaixe do fêmur na região da bacia) aberto, isto é, o fêmur encaixa-se em um orifício formado pelos ossos da bacia. A etimologia da palavra remete ao grego déinos, terrivelmente grande, saurós, lagarto, e, por extensão, réptil.
- Os Dinossauros cujo nome significa " lagarto terrível ", nome não muito adequado, pois não eram muito parecidos com lagartos e a maioria deles não era tão terrível assim, muitos deles eram dóceis herbívoros que conviviam pacificamente, porém um ramo da família dos dinossauros chamados de terópodes ( que em geral eram carnívoros ), esses mereceriam a classificação original de terríveis, pois alguns exemplares pertencentes a esse grupo foram os maiores carnívoros terrestres que já existiram no planeta. Em contra partida em outro grupo familiar chamado saurópodes, ocorreu o desenvolvimento das maiores criaturas terrestres que se conhece á habitar o planeta e apesar de enormes não eram agressivos, à não ser para se defenderem.
- A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação ( Sexta-Feira Santa ) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum que dura cerca de dois meses desde o domingo de Páscoa até ao quinquagésimo dia.
- A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
- A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De facto, para entender o significado da Páscoa cristã actual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Ostera (ou Ostara) é a deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres.
Curiosidade:
- No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
( E mais uma vez desculpa a todos os meus colegas de truma e ha prof.ª, por não ter publicado nada nos ultimos tempos)
- Uma LENDA é um relato transmitido por tradição oral de factos ou acontecimentos a que o povo atribui um fundo de verdade. Geralmente têm algo que é real e algo que é fruto da imaginação popular de procura dar uma explicação a fenômenos e/ou acontecimentos misteriosos e sobrenaturais.
- A lenda é, por isso, mais histórica e mais verdadeira do que um conto, que são ligadas ao princípio dos tempos, ou da humanidade, e onde o mágico aparece como "milagre". Não é por acaso que a lenda raramente começa, tal como num conto, com a fórmula “era uma vez ...” – uma fórmula que nos remete, desde logo, para um passado e um lugar longínquos e indefinidos. Cada comunidade procura sempre conservar as suas lendas, pois o povo, através delas, conta também a sua história.
( E peço desculpa a todos os meus colegas de truma e ha prof.ª, por não ter publicado nada nos ultimos tempos, é que fiquei sem net e tive um problema na biblioteca por causa da minha pen )
domingo, 10 de abril de 2011
Um mito é uma narrativa de carácter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em acção o mito na vida do homem - em cerimónias, danças, orações e sacrifícios.
Brites de Almeida, a Padeira de Aljubarrota, foi uma figura lendária de heroína portuguesa, cujo nome anda associado à vitória dos portugueses, contra as forças castelhanas, na batalha de Aljubarrota (1385). Com a sua pá de padeira, teria morto sete castelhanos que encontrara escondidos num forno.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Sophia de Mello Breyner
Ola, hoje venho falar sobre uma escritora muito famosa (:
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu na cidade do Porto, em 1919, viveu em Lisboa, onde estudou e tirou o curso de Filologia Clássica e faleceu no dia 2 de Julho de 2004.
Sophia de Mello Breyner Andresen é considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa.
Possui uma obra vastíssima, que inclui, contos e obras poéticas. Os seus livros relatam as vivências da autora durante a infância. Por exemplo, para escrever A Floresta a autora inspirou-se na quinta da avó onde costumava passar férias enquanto criança.
Em 1999 Sophia de Mello Breyner Andresen recebeu o Prémio Camões, sobre o qual muito se falou e escreveu na altura.
Espero que tenham ficado a conhece-la melhor
Ate ao proximo post (:
Diana Martins nº6 8ºD
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Tabagismo
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Lady Gaga
Analista afirma que Sony vencerá nova geração portátil
Olá pessoal, hoje venho falar da "guerra" das consolas portáteis e para os analistas qual será a vencedora
De acordo com a avaliação de Jesse Divnich, da EEDAR (Electronic Entertainment Design and Research), a Sony será a vencedora da guerra entre os portáteis de nova geração. Para ele, mesmo com o lançamento do Nintendo 3DS e do iPad 2, a empresa japonesa deve vencer a disputa com o NGP e o Xperia Play.
“Ambos são produtos impressionantes, que evoluem o mercado de jogos mobile e portáteis”, afirma ele. A batalha porém, não será fácil, e a Sony deverá lutar contra a grande demanda do 3DS, mantendo seus aparelhos continuamente em Stock.
Até ao próximo mês e espero que gostem
Anorexia
Gatos pretos
Brad Pitt
O guepardo-chita
O calendário Maia
O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala. Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dando origem a ciclos adicionais mais extensos. Os fundamentos dos calendários maias baseiam-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do século VI a.C.. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores, como os zapotecas e olmecas, e algumas civilizações suas contemporâneas ou posteriores, como o dos mixtecas e o dos astecas. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados. Junto com os dos astecas, os calendários maias são os melhores documentados e compreendidos. Pela tradição da mitologia maia, como está documentado nos registros colonais iucatecas e reconstruído de inscrições do Clássico Tardio e Pós-clássico, a deidade Itzamna é frequentemente creditada como tendo levado o conhecimento do sistema de calendários aos maias ancestrais, junto com a escrita em geral e outros aspectos fundacionais da cultura maia.(peço desculpa a todos os meus colegas e professora por não ter publicado nada a muito tempo, os meus pais tiraram-me o computador)